FAS

jirau da amazônia: valorizando a cultura por meio de produtos sustentáveis

A Amazônia é a nossa verdadeira casa! Isso vale pro mundo todo, já que lá a gente encontra a maior biodiversidade do planeta. Muito se fala sobre como preservar essa riqueza e não tem como a gente não lembrar das comunidades locais! Foi pensando nessas pessoas que a Fundação Amazonas Sustentável, ONG sem fins lucrativos, criou o Jirau da Amazônia com o apoio da Associação Zagaia Amazônia, para promover o artesanato local a partir de produtos sustentáveis.

A gente, é claro, amooou a ideia e chegou junto! Além de valorizar e destacar esse trabalho, o valor da venda de cada produto é revertido para o projeto. Pronto pra se apaixonar e fazer a diferença? :)

Jirau, palavra de origem indígena, se refere à plataforma de madeira utilizada para expor, lado a lado, o artesanato e alimentos providos da floresta para a comercialização.

O poder do artesanato:

Valorizamos o que temos
Valorizamos o que somos

JIRAU

a cada detalhe uma história

marcacao

O artesanato confeccionado pelas mãos talentosas dos caboclos e indígenas é algo imutável e característico, que traduz a cultura do povo amazonense por meio de um dom que é passado de geração a geração. A inspiração? A natureza e sua exuberância.

marcacao

Essa atividade é o que os move e dá sentido à vida em comunidade. É uma arte, é um modo de vida, é criar laços e eternizar uma cultura. Da coleta de elementos naturais da floresta para tecer, trançar, criar, tingir, até o momento de esculpir e lapidar, é tudo feito com imenso cuidado, amor e cooperação.

marcacao

O artesanato, além de gerar renda às comunidades, é responsável por manter os valores que sustentam a história desses povos. Tudo o que precisam para criar suas artes é partilhado entre os comunitários de forma solidária. Esse movimento estimula a coletividade, a união e uma economia circular que valoriza aquilo que vem da floresta.

produtos sustentáveis: um pequeno passo que toma grandes proporções

marcacao

É fundamental promover ações voltadas à conservação dos ativos da floresta Amazônica e à melhoria da qualidade de vida da população local. Estimular alternativas econômicas que valorizam a floresta em pé, contribuem para a redução de desmatamentos e estabelecem novos referenciais de desenvolvimento para as gerações atuais e futuras.

E esta é a proposta e estratégia do projeto Jirau da Amazônia: estabelecer um canal de comercialização para posicionar produtos da floresta e viabilizar modelos de negócios adaptados à realidade cabocla.

A iniciativa junto às comunidades ribeirinhas, tem como viés o consumo consciente por meio da criação de produtos sustentáveis, disseminando a ideia de que é possível produzir bens de consumo a partir do uso eficiente dos recursos da floresta e respeitando quem participa ativamente dessa produção.

Valorizar quem vive na floresta, gerar renda e promover melhores condições de vida, significa apoiar quem protege nosso patrimônio e mantém viva a cultura das diferentes etnias e formas de manifestação cultural. Isso é cuidar da Amazônia.

mostrar mais
vamos juntos cuidar do que é nosso?
quero doar!
Americanas e FAS, estamos aí para você