topo
icone de loja do header

para ver os melhores fretes e prazos para sua região

digite seu CEP

acesse os endereços cadastrados

fazer login

americanas e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Compras online: marketplace é o meio preferido dos jovens entre 16 a 30 anos, aponta pesquisa

Encomendado pela Americanas, estudo foi realizado para mapear o comportamento de jovens que fazem compras online. Resultado também mostra as diferenças entre as gerações Z e Millennials na hora da compra.

Por estarem mais familiarizados com as tecnologias digitais, os jovens devem ditar o novo padrão de ofertas de produtos e serviços comercializados na internet. Preocupada com essa necessidade, a Americanas encomendou um estudo realizado pela agência Conversion, entre os dias 18 e 23 de julho, para mapear o comportamento de jovens compradores de 16 a 30 anos, que fazem compras online.

Ao todo, 300 pessoas, conectadas à internet, foram entrevistadas. O resultado você confere logo a seguir.

Marketplace é a principal escolha entre os sites de compras online

Se o ato de comprar online parece estar naturalizado entre os mais jovens, o marketplace é o lugar onde essas compras se concretizam, pelo menos para a maioria deles. A pesquisa apontou que 83% dos entrevistados prioriza e-commerces de lojas como Americanas, Submarino, entre outros, para comprar na internet.

Ainda segundo o levantamento, outras plataformas de compras citadas pelos jovens consumidores foram aplicativos de compra (75%), sites das próprias marcas (57%) e redes sociais, como Instagram e Facebook (26%).

Por que o marketplace é tão relevante para os jovens?

A grande oferta de produtos, atrelados aos serviços de entrega rápida, promoções e informação, podem figurar entre os principais motivos. A pesquisa mostra que 74% dos jovens entrevistados estão interessados em algum tipo de desconto na hora de fechar a compra.

Outros 68% afirmam que a entrega rápida é um diferencial. Para 40% deles, o conteúdo do site, como as descrições do produto, reviews e avaliações, devem estar claras na plataforma.

E por trabalharem com um volume considerável de lojistas, os marketplaces podem oferecer um site de compra mais completo, que se aproxima do comportamento de compra dos jovens.

Veja outros números relevantes da pesquisa:

principais números da pesquisa de comportamento dos jovens consumidores digitais

Pesquisa realizada pela Conversion nos dias 18 e 23 de julho. Foram entrevistadas 300 pessoas conectadas à internet, com idade de 16 a 30 anos.

Geração Z e Millennials possuem hábitos de compras online diferentes

Se pegarmos os entrevistados e separá-los por Geração Z (16 a 24 anos) e Millennials (25 a 30), é possível obter alguns dados curiosos da pesquisa. Ambas as gerações parecem discordar sobre o que é mais importante na hora de comprar algum produto ou serviço online.

No quesito “produto mais procurado”, ocorre o primeiro desentendimento. Enquanto os jovens da “geração TikTok” mostraram preferência por celulares (54%), os jovens da outra geração preferem investir seu dinheiro em itens de moda, como vestuário e tênis (57%).

Produtos de beleza aparecem no TOP 5 dos dois púbicos, sendo um forte indicador de consenso entre as gerações.

Por falar em dinheiro, a forma de pagamento também diverge entre os dois. Como os Millennials são mais velhos que os membros da Geração Z, eles tendem a dispor de mais meios para pagar suas compras. As formas preferidas de ambos ainda são o cartão de crédito (86%), seguido pelo Pix (54%). Já a terceira posição é diferente: enquanto os mais velhos optam por cartão de débito (20%), os mais novos preferem o tradicional boleto bancário (37%) Essa escolha financeira também reflete naquilo que os motiva a fechar um pedido. Millennials preferem estar confortáveis financeiramente para comprar (42%), enquanto os GenZ são motivados por indicação de família ou amigos sobre determinado produto ou serviço (47%).

Responsabilidade socioambiental das marcas em alta

O ponto de divergência que pode ser comemorado na pesquisa está na relação que os jovens consumidores têm com as marcas que possuem responsabilidade social e ambiental. Para os membros da Geração Z, marcas que mostram responsabilidade socioambiental são as preferidas (47%). Já os integrantes da Geração Y ou Millennials afirmam que não têm o hábito de comprar, mas admitem a preocupação com a causa e pretendem comprar em marcas responsáveis futuramente (48%).

responsabilidade socioambiental

Veja outros hábitos de consumo divergentes entre as Gerações Z e Millennials

frequência de compra

Jovens da Geração Z compram mais vezes na internet do que os Millennials. A pesquisa também mostra que 20% dos mais jovens também tem o costume de comprar 1 vez por mês.

tipo de produto

A maioria dos Millennials entrevistados preferem artigos de moda do que celular (50%). Produtos de beleza aparecem empatados na pesquisa (47%). Na lista, o terceiro lugar mostra que 28% da Geração Z prefere Eletroportáteis contra 46% dos jovens mais velhos que optaram por eletrodomésticos.

formas de pagamento

Por terem mais acessos a meios de pagamento, os Millennials preferem cartão de débito como 3° opção para pagar suas compras. Os dois meios principais são iguais para ambas as gerações: 1° cartão de crédito e 2° Pix.

plataformas de compra

E-commerces e sites ou aplicativos de marca empatam nas primeiras opções das duas gerações. A divergência está na terceira colocação. A maioria dos entrevistados da Geração Z preferem comprar no WhatsApp.

O que mais motiva os jovens a comprar pela internet?

Outro dado interessante levantado na pesquisa foi sobre o fator que determina a motivação dos jovens para comprarem algo na internet. E novamente há divergências entre as gerações. Além de comprar um produto ou serviço na internet por causa da necessidade (primeiro fator motivacional para compra) os Millennials preferem estar seguros financeiramente para fazer uma compra (46%). Já para 47% da Geração Z, a indicação de familiares e amigos é a segunda opção.

Motivação de compra

*Pergunta com possibilidade de múltipla escolha.

A vez do marketplace

O Marketplace é um lugar onde as pessoas podem comprar ou revender os seus produtos. No e-commerce como um todo, esse espaço é digital. Além de oferecer suas próprias mercadorias, os sites de marketplace oferecem também ofertas de outros lojistas em troca de algum pagamento ou comissão.

Isso torna o negócio mais prático, econômico e democrático para todos os envolvidos.

No caso dos clientes, além de encontrarem mais opções de produtos em um único lugar, também se beneficiam de uma entrega rápida e preços competitivos, com promoções, cupons e descontos.